MANEIRAS CRIATIVAS PARA USAR O TWITTER NA ESCOLA

Pop quiz: Qual é a
capital do Texas? Se você ouvisse essa pergunta em sua aula de
história na escola, você levantaria a mão para chamar a atenção
do professor e, em seguida, responderia a pergunta (supondo que você
soubesse a resposta).
Hoje em dia,
entretanto, está se tornando cada vez mais comum para os estudantes
usar ferramentas de mídia social como o Twitter para conversar com
seus professores, e até mesmo com o resto do mundo como parte de sua
instrução.
Cada época teve seus
avanços técnicos no campo da educação. Lousas de giz deu
lugar a livros, cadernos estão dando lugar a iPads; por isso é
natural ver os métodos de comunicação na sala de aula evoluir com
os tempos também. Aqui estão 3 maneiras criativas que os
educadores estão dando ao Twitter. Se você é um educador, um
estudante, ou um pai de um aluno, que tal usar essas idéias como
inspiração em seu ambiente de educacional adequado?
1. Aumentar Participação Estudantil
Como muitos educadores,
a professora de história, Dr. Monika Rankin Universidade do
Texas, Dallas, estava encontrando dificuldades para envolver suas
turmas grandes em discussões de grupo. Ela descobriu que,
porque ela não tinha tempo para solicitar a participação de cada
um de seus 90 alunos, as discussões tipicamente envolviam apenas um
punhado de seus alunos mais loquazes.
Ela procurou maneiras
de envolver mais alunos para as discussões em classe e pensou que o
Twitter poderia ser uma ferramenta eficaz para atingir exatamente
isso. ”Conseguir ter 30 ou 40 pessoas ao mesmo tempo falando
sobre o material de discussão é muito interessante”, diz Megan
Malone, um dos estudantes de graduação que ajudaram professor
Rankin na implementação do Twitter dentro da classe. Enviando
seus alunos mensagens diretas no Twitter e se engajar em discussões
no Twitter durante os finais de semana realmente dá aos estudantes a
oportunidade de “pensar sobre o que tenho lido”, acrescentou
Malone.
Os alunos na sala de
aula da Dr. Rankin parecem concordar. ”Na verdade, percebo os
alunos realmente engajados à classe”, diz Alex Teagle, no segundo
ano da Universidade do Texas e um dos alunos participantes na aula de
história em que o Twitter é habilitado. Seu colega de turma Dave
Shallert diz que em uma classe de 90 alunos tentar falar e ser ouvido
pode ser um pouco intimidante mas na classe Dr. Rankin tudo que você
tem a fazer é enviar um tweet a partir do seu telefone e sua
opinião está lá para que todos possam ler “, acrescentou.
Rankin diz que “quase
todo mundo participa da sala de aula” e diz que os alunos estão
postando tweets de seus celulares, laptops e computadores do quarto
do dormitório. Aqueles que não têm qualquer meio de postar tweets
podem escrever seus comentários sobre um pedaço de papel e ter um
dos assistentes de ensino postar seus comentários em seu nome.
Se você estiver
interessado em saber o que fala o Dr. Rankin sobre a classe sobre no
Twitter, você pode ver por si mesmo, seguindo @ utdlas no Twitter ou
procurar a hashtag # utdlas.
2. Ensino de Inglês como Segunda Língua
Uma das características
que tornam o Twitter único – o limite de 140 caracteres por
atualizações de status – também o torna uma ferramenta muito
eficaz para o ensino de Inglês como segunda língua (ESL), de acordo
com um estudo realizado pela Faculdade de Educação a Distância da
Shanghai Jiao Tong University , em Xangai, na China.
Educadores no Colégio
acreditam que os alunos aprendem Inglês muito mais eficazmente
através da “aprendizagem ativa” e “competência cultural” do
que através dos tradicionais “passivos” auxiliares de
aprendizagem, como livros, palestras e assim por diante. Estudantes
da língua beneficiam-se muito de participar de conversas, ao invés
de simplesmente ler sobre elas. Com o seu limite de caracteres
estrito, gírias, abreviações e atalhos, nuances culturais formam
uma grande parte das conversas que ocorrem no Twitter, e aprender as
nuances de uma língua é uma das melhores maneiras de se tornar
fluente.
Além disso, porque as
conversas são necessariamente limitadas a apenas um par de frases de
cada vez, os estudantes de ESL não precisam se preocupar em compor
longas conversas mais complexas. Isso tende a acelerar o seu
nível de conforto em tentar se comunicar em uma língua estrangeira
e aumenta rapidamente a sua compreensão do novo idioma.
E os resultados? Cerca
de 70 por cento dos alunos do programa, afirmaram que consideravam
mais fácil se comunicar em Inglês depois de usar o Twitter. Quando
perguntado se eles eram menos auto-conscientes sobre a comunicação
em Inglês depois de usar o Twitter, aproximadamente 62 por cento dos
alunos concordaram que o Twitter ajudou a superar seu medo de falar
Inglês. Esses números mostram realmente o quão poderoso o
Twitter pode estar em um ambiente de aprendizagem, mesmo para os
não-estudantes de língua inglesa.
Porque a mídia social
está se tornando uma parte integrante da nossa sociedade moderna,
não é surpreendente que estas ferramentas estão sendo incorporadas
no ambiente educacional. Os exemplos acima representam a ponta
do iceberg em termos de o Twitter ter potencial para afetar
positivamente o processo de aprendizagem.
Ah, a capital do
Texas? É Austin.
Você usa o Twitter na
sala de aula? Você já usou o Twitter para aprender uma nova
língua, conectar-se com um político ou para reacender o seu
interesse pela história?Compartilhe suas experiências nos
comentários abaixo.
[Fontes: kesmit,
Kamloops esta semana, Carsten Ulrich; Créditos Imagem: Lucy Gray,
mrsdkrebs, David Woo]
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