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MANEIRAS CRIATIVAS PARA USAR O TWITTER NA ESCOLA

Pop quiz: Qual é a capital do Texas? Se você ouvisse essa pergunta em sua aula de história na escola, você levantaria a mão para chamar a atenção do professor e, em seguida, responderia a pergunta (supondo que você soubesse a resposta).
Hoje em dia, entretanto, está se tornando cada vez mais comum para os estudantes usar ferramentas de mídia social como o Twitter para conversar com seus professores, e até mesmo com o resto do mundo como parte de sua instrução.
Cada época teve seus avanços técnicos no campo da educação. Lousas de giz deu lugar a livros, cadernos estão dando lugar a iPads; por isso é natural ver os métodos de comunicação na sala de aula evoluir com os tempos também. Aqui estão 3 maneiras criativas que os educadores estão dando ao Twitter. Se você é um educador, um estudante, ou um pai de um aluno, que tal usar essas idéias como inspiração em seu ambiente de educacional adequado?

1. Aumentar Participação Estudantil

Como muitos educadores, a professora de história, Dr. Monika Rankin Universidade do Texas, Dallas, estava encontrando dificuldades para envolver suas turmas grandes em discussões de grupo. Ela descobriu que, porque ela não tinha tempo para solicitar a participação de cada um de seus 90 alunos, as discussões tipicamente envolviam apenas um punhado de seus alunos mais loquazes.
Ela procurou maneiras de envolver mais alunos para as discussões em classe e pensou que o Twitter poderia ser uma ferramenta eficaz para atingir exatamente isso. ”Conseguir ter 30 ou 40 pessoas ao mesmo tempo falando sobre o material de discussão é muito interessante”, diz Megan Malone, um dos estudantes de graduação que ajudaram professor Rankin na implementação do Twitter dentro da classe. Enviando seus alunos mensagens diretas no Twitter e se engajar em discussões no Twitter durante os finais de semana realmente dá aos estudantes a oportunidade de “pensar sobre o que tenho lido”, acrescentou Malone.
Os alunos na sala de aula da Dr. Rankin parecem concordar. ”Na verdade, percebo os alunos realmente engajados à classe”, diz Alex Teagle, no segundo ano da Universidade do Texas e um dos alunos participantes na aula de história em que o Twitter é habilitado. Seu colega de turma Dave Shallert diz que em uma classe de 90 alunos tentar falar e ser ouvido pode ser um pouco intimidante mas na classe Dr. Rankin tudo que você tem a fazer é enviar um tweet a partir do seu telefone e sua opinião está lá para que todos possam ler “, acrescentou.
Rankin diz que “quase todo mundo participa da sala de aula” e diz que os alunos estão postando tweets de seus celulares, laptops e computadores do quarto do dormitório. Aqueles que não têm qualquer meio de postar tweets podem escrever seus comentários sobre um pedaço de papel e ter um dos assistentes de ensino postar seus comentários em seu nome.
Se você estiver interessado em saber o que fala o Dr. Rankin sobre a classe sobre no Twitter, você pode ver por si mesmo, seguindo @ utdlas no Twitter ou procurar a hashtag # utdlas.

2. Ensino de Inglês como Segunda Língua

Uma das características que tornam o Twitter único – o limite de 140 caracteres por atualizações de status – também o torna uma ferramenta muito eficaz para o ensino de Inglês como segunda língua (ESL), de acordo com um estudo realizado pela Faculdade de Educação a Distância da Shanghai Jiao Tong University , em Xangai, na China.
Educadores no Colégio acreditam que os alunos aprendem Inglês muito mais eficazmente através da “aprendizagem ativa” e “competência cultural” do que através dos tradicionais “passivos” auxiliares de aprendizagem, como livros, palestras e assim por diante. Estudantes da língua beneficiam-se muito de participar de conversas, ao invés de simplesmente ler sobre elas. Com o seu limite de caracteres estrito, gírias, abreviações e atalhos, nuances culturais formam uma grande parte das conversas que ocorrem no Twitter, e aprender as nuances de uma língua é uma das melhores maneiras de se tornar fluente.
Além disso, porque as conversas são necessariamente limitadas a apenas um par de frases de cada vez, os estudantes de ESL não precisam se preocupar em compor longas conversas mais complexas. Isso tende a acelerar o seu nível de conforto em tentar se comunicar em uma língua estrangeira e aumenta rapidamente a sua compreensão do novo idioma.
E os resultados? Cerca de 70 por cento dos alunos do programa, afirmaram que consideravam mais fácil se comunicar em Inglês depois de usar o Twitter. Quando perguntado se eles eram menos auto-conscientes sobre a comunicação em Inglês depois de usar o Twitter, aproximadamente 62 por cento dos alunos concordaram que o Twitter ajudou a superar seu medo de falar Inglês. Esses números mostram realmente o quão poderoso o Twitter pode estar em um ambiente de aprendizagem, mesmo para os não-estudantes de língua inglesa.
Porque a mídia social está se tornando uma parte integrante da nossa sociedade moderna, não é surpreendente que estas ferramentas estão sendo incorporadas no ambiente educacional. Os exemplos acima representam a ponta do iceberg em termos de o Twitter ter potencial para afetar positivamente o processo de aprendizagem.
Ah, a capital do Texas? É Austin.
Você usa o Twitter na sala de aula? Você já usou o Twitter para aprender uma nova língua, conectar-se com um político ou para reacender o seu interesse pela história?Compartilhe suas experiências nos comentários abaixo.
[Fontes: kesmit, Kamloops esta semana, Carsten Ulrich; Créditos Imagem: Lucy Gray, mrsdkrebs, David Woo]

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